segunda-feira, 9 de maio de 2011

Preconceito - Mais uma arma para o sistema?

O preconceito surgiu desde que a raça humana foi criada, todos nós sabemos desde muito pequenos o que ele realmente é, por isso não vou falar da historia do preconceito.
Porém ninguém nunca comenta sobre o preconceito contra tribos urbanas, ou o preconceito que acontece entre elas, mas então por que então nunca aparece na mídia algo sobre esse preconceito? É isso que nos vamos falar hoje e vou aos poucos esclarecer o porque o preconceito pode ser útil para o sistema.
Vamos começar explicando quando ocorre esse preconceito contra a pessoa que pertence a uma tribo urbana.
Caso você pertença a uma tribo, você sabe muito bem do tipo de preconceito que eu estou me referindo, mas caso você não pertença a nenhuma tribo, seja uma pessoa "normal", aqui em baixo vou colocar alguns exemplos que ocorrem diariamente não somente comigo, mas também com muitos amigos meus:

-Você começa a usar um bracelete com espinhos, logo seus amigos começam a te chamar de homossexual ou dar apelidos (meu caso)

-Você entra dentro de um ônibus e senta em um banco com espaço para duas pessoas, muitas vezes mesmo com o ônibus lotado, esse lugar ao seu lado permanecerá vazio, ate que você fique de pé (olha só, comigo novamente)

eu poderia citar aqui vários exemplos, porem eu ainda tenho muito o que falar.

Pergunta: Mas Kevin, se esses exemplos que você citou realmente ocorre, por que nunca se vê uma campanha, ou algum cartaz contra esse tipo de preconceito?
Resposta: É exatamente nesse ponto que eu quero chegar, assim nos vamos direto a segunda parte desse post:

Como pode ser bom para a sistema?
O principal objetivo de uma tribo social é a revolta, é mostrar que você não aceita as coisas como elas são, pesquisa conhece e cria uma opinião sobre algo, é uma forma de protesto, ou então uma forma de mostrar como você realmente é, sem nenhuma "mascara".
Então vamos usar nosso lado direito do cérebro e imaginar:
Se você faz parte do governo de um país, e nesse país ocorrem desigualdade social, corrupção, massacres.... Enfim ocorrem problemas, você vai tentar mascarar esse problemas com programas que dizem ajudar as pessoas, porem ate ajudam, mas você poderia fazer ações muito melhores, que iriam custar um pouco mais caro, mas formariam uma população saudável, inteligente e em uma condição de vida alta.
Então você cria pequenos programas de ajuda a população, está ficara muito feliz, e baterá palmas para o seu governo, dirá que outro presidente como você nunca irá existir. Então você conseguiu atingir seu objetivo, porem há algumas pessoas de algumas tribos sociais que sabem muito bem qual é sua intenção, e começam a tentar convencer a população que ela está sendo enganada.
A partir desse momento você começara a pensar em um solução para estas pessoas, ou então seu governo cairá e você não conseguira a reeleição no próximo ano.
Então qual solução você toma?
Preocupado você começará a se perguntar o que poderia fazer, e é nesse momento que você percebe que seu governo e a mídia só fazem campanhas contra o preconceito pois você mora em um país preconceituoso.

Já conseguiu compreender? A solução para o problema é permitir a população que discrimine essas pessoas, pois assim elas não terão um maior espaço para mostrar suas ideias, e serão rejeitadas.

Resumindo: não existe campanhas contra o preconceito à tribos sociais, pois o governo não tem interesse em parar esse preconceito.

Até hoje, eu vi um programa falando sobre o preconceito contra tribos sociais, e foi no programa "A Liga" que passa no canal "Band", ate se vocês procurarem no google quais são os tipos de preconceito vão ser poucos os sites que falaram desse preconceito, um exemplo, esse site:


Finalizando: agora como vocês entenderam onde eu queria chegar (espero eu), vou contar aqui duas das diversas situações de preconceito que eu já vivi:

A primeira das duas foi quando eu estava na 8ª serie, era uma apresentação de um trabalho no auditório lotado, mais ou menos umas 400 pessoas, o trabalho era apresentar uma revista que os alunos tinham criado durante o ano em pequenos grupos, o nome da minha revista era "Rockzine", então para essa apresentação eu fui vestido como eu sou, fui com uma camiseta do Slipknot, uma calça preta, varias correntes e um bracelete de espinhos.
Vocês devem ter imaginado a reacção das pessoas ao me verem, surgiu vários apelidos e pessoas tentando me humilhar, bem não falei nada na hora, guardei toda a minha raiva e subi ao palco, o que vocês acham que eu falei? isso porque meu amigo que estava falando antes de mim estava falando sobre preconceito, bom não vou dizer o que eu falei, vou dizer a reacção do publico:
Enquanto eu falava, eu ouvia vários nossa, meu Deus, ele nunca foi assim (eu sou meio quieto por natureza), e quando eu desci do palco me parabenizaram foi ai que eu fiquei mais puto ainda, porque eu havia xingado um monte eles e realmente eu tinha feito eles calarem a boca, e todos batendo palma e dizendo que eu tinha falado muito bem, e que eu tinha virado no capeta, é eu tive que me segurar.

A segunda foi engraçada para dizer a verdade, foi nesse ano no ultimo Otaku fusion da minha cidade, que para quem nunca ouviu falar, é um encontro para pessoas que gostam de mangá. Eu cheguei no local e não havia ninguém ainda, então fui para o shopping pois era só atravessar uma rua, depois de andar um pouco, quando eu estava retornando para o local do evento, eu estava descendo a escada rolante quando uma criança a 1 metro de distancia de mim, virá na minha direcção aponta o dedo para mim e grita:
- olha mãe que pia estranho

É me deu vontade de dar risada na hora, mas eu me segurei.

Enfim chegamos ao final do post, e eu quero dizer que todos temos preconceitos, todos mesmo, mas nos conseguimos evitar que ele ocorra quando nos guardamos nosso preconceito somente para nós, você pode conhecer pessoas muito interessantes quando você deixa o preconceito de lado, experimente, bem até a próxima pequenos gafanhotos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário