sábado, 2 de julho de 2011

Futebol - Orgulho ou problema?


Todos sabemos que o Brasil é um país que respira futebol, os brasileiros fazem de tudo para poderem acompanhar o que esta acontecendo com a tabela do campeonato, saber quem entra e quem sai do time, qual foi a formação que ganhou o título de não sei qual ano e o diabo a quatro. Mas porque disso tudo, OH CÉUS, POR QUE?
Vou dar a minha opinião: acho isso a maior besteira, a maior palhaçada!
Eu gosto do esporte, até jogo às vezes (apesar de jogar mal pra caramba hehehehe), mas acho que o que ferra com tudo é o fanatismo descontrolado. Eu sei que o nosso país não é o único, em outros países as pessoas também são fanáticas por alguns esportes, mas vou falar só do Brasil porque eu sou brasileiro, não sou de outro lugar e não tenho moral nenhuma pra criticar a cultura alheia.
Mas enfim, o futebol é um esporte de uma esfera empresarial milionária (ou bilionária, não sei, mas sei que o dinheiro que corre nesse mercado é muito alto), e que recebe muito auxilio do governo, auxilio que muitas vezes são desviados da saúde e da educação para dar ao seu time um estádio de futebol (verdade), ou seja, o governo está dando para o povo o circo que eles querem ver (nada contra a arte circense, sou muito fã inclusive). Outro problema que eu vejo nisso é a alienação da cidadão ao futebol. Pergunta para uma pessoa fanática por futebol os jogadores do time que ganhou o título no campeonato da ponte que partiu do ano de mil novecentos e bolinha: ele vai te responder com firmeza e orgulho o nome de 11 analfabetos. Agora pergunta pra ele o nome de um deputado estadual eleito nas eleições passadas: "-não lembro, mas não faz diferença, ele só roubou dinheiro do povo porque são um bando de ladrão e é só o que sabem fazer". Essa é a resposta que você ouvirá (acredite, eu ouvi isso do meu pai).
O governo incentiva o esporte para que o individuo se aliene cada vez mais a esse pensamento, fazendo com que ele pare de pensar em como a instituição governamental pode afetar sua vida, pois ele só quer saber de ver seu time ganhar e dane-se o resto.
Acho que não tem nada de mais em torcer para algum time, as vezes é até divertido (eu não vejo diversão alguma =/ ), mas o fanatismo desenfreado às vezes atrapalha o pensamento do cidadão.
Só falei de problemas, então por que no título do post esta escrito "orgulho"?
Simples, o Brasil é o país do futebol, tem um nome forte no esporte mundial, isso faz com que os brasileiros sintam orgulho de alguma coisa nacional (lembrando que o futebol não foi inventado aqui).

É isso, obrigado pela paciência e até o próximo post
PS: Desculpem pela ausência, tive alguns problemas nas ultimas semanas que precisaram serem resolvidos antes que se tornassem uma bola de neve muito grande e levassem muita coisa que lutei pra construir nesses últimos dias, e também porque meu pc queimou :)

Um comentário:

  1. O governo incentiva os esportes porque segue a política do ''pão e circo'' que era usada em Roma.

    ResponderExcluir