segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Será que estamos chegando ao fim da musica?


Após ler varias discussões, em sites, blogs e fóruns na internet, cheguei na conclusão de que a cada dia se torna mais improvável que alguma banda seja realmente grande e fique lembrada na história, muitas das "grandes" bandas, se tornaram realmente conhecidas por alguma grande inovação que trouxeram a musica, ou porque nasceram no momento certo, poucas são as bandas que realmente se tornaram grandes apenas por serem boas.
Querem exemplos?

-Metallica (pode incluir também Iron Maiden e AC/DC) nesses casos pode se dizer que os 3 itens estavam ligados, eles inovaram com o peso de suas musicas (principalmente o Metallica), (mas já existia bandas com a mesma proposta de som antes deles), nasceram nos anos dourados do heavy e do thrash metal, e são bandas excelentes.

-The Beatles: inovaram com seu pop rock, em uma época em que as pessoas precisavam de uma outra opção a não ser blues, jazz e country.

-Guns and Roses: eles nasceram no momento certo e inovaram (aqui pode se incluir também o Nirvana) inovaram com seu visual, sonoridade dando uma boa ênfase aos agudos de Axl e a guitarra de Slash (que alias eu não gosto), e a forma de vida que seria bem ao estilo de Sexo, Drogas e Rock and Roll. Nesse caso o Nirvana inovou com a renovada que eles deram ao punk rock, e com as suas letras diretas, que são características do grunge, e até ouso afirmar que o grunge só teve sucesso por causa do Kurt Cobain, após a sua morte nenhuma outra banda grunge fez sucesso (as que nasceram junto com o Nirvana fizeram, mas porque vieram antes, ou junto com o Nirvana), e não falo isso porque não existiram outras boas bandas grunges, mas a popularidade do grunge morreu junto com Kurt.

-Red Hot Chili Peppers: eu poderia citar varias outras bandas que até fizeram mais sucesso que eles, mas no caso de inovação eles são um dos últimos exemplos da historia, e a inovação que eles fizeram foram basicamente duas: resgatar o funk e mistura-lo ao rock de uma forma perfeita, e ignorar o gosto da maioria pela guitarra ou violão e dar lugar ao baixo.

Poderia continuar falando aqui sobre bandas, ou somente cantores que mudaram a historia, mas isso acabaria deixando esse post muito grande e cansativo de ler, então vou direto no assunto.

"A cada dia se torna mais improvável que alguma banda seja realmente grande e fique lembrada na história"

Nós chegamos a um ponto que existem tantos gêneros ou sub-gêneros de musica, que não tem como inovar realmente, algumas bandas até parece que conseguiram, mas se você for avaliar, eles não inovaram, são apenas copias melhoradas do passado, e que não funcionaram no passado porque não era o momento certo de fazer sucesso.

Sim estou me referindo as bandas novas de metal:

-Slipknot
-Avenged Sevenfold
-Bullet for my Valentine
-Black Veil Brides

Todas essas bandas que eu citei eu realmente gosto, mas é pouco provável que elas fiquem marcadas na historia ou que daqui a 20 anos ainda exista uma legião de fans, porque elas não conseguiram revolucionar a historia.

Tudo bem Kevin, mas se você não percebeu, você está se contradizendo, porque essas bandas nasceram no momento certo e são boas.

Sim se você pensou isso você está certo, eu estou me contradizendo, mas porque ouve uma mudança no gosto da população mundial. Ele se dividiu.

Alguns anos atrás, era praticamente só as pessoas que gostavam de rock e as pessoas que gostavam de pop, o pop era a maioria e era assim que funcionava, algumas bandas agradavam os dois lados e marcaram a historia (ex:Queen), porém novos estilos começaram a ganhar mais fama, mesmo nesse pop x rock do passado já existia reggae, rap e estava começando o hip hop, mas eram estilos não tão conhecidos, existia sim um grande publico, mas eles não entravam na real disputa de espaço. Já atualmente cada estilo tem seu espaço e sua legião de fans, que brigam até a morte para defender seu gosto, surgiram vários novos estilos e cada vez mais o numero de pessoas realmente ecléticas caiu. Você pode até gostar de mais um estilo, mas as pessoas se dividiram tanto que o publico diminuiu.

Então não existe mais como agradar todo mundo, mesmo que você tente inovar e consiga, seu publico não será mais grande, e é por isso que talvez a musica não dure, não que ela acabe, mas os artistas terão pouco tempo de sucesso. As bandas que conseguiram durar durante anos, já estão quase acabando, e as novas não conseguem durar muito tempo no cenário mundial. logo teremos tantas bandas, que cada banda terá muito pouco tempo de sucesso e se tornará quase impossível "viver de musica".

O publico está cada vez mais sedento por material novo, e essa atitude é que levará ao fim de muitas bandas......................



Apenas minha opinião............................................................................................










2 comentários:

  1. Cara,perdão caso não concorde, mas acredito que você está errado.Mas outras grandes bandas grunge atingiram o auge além do nirvana, um exemplo é o pearl jam,e nas outras épocas que surgiram as ditas grandes bandas o pop já não era a maioria, já que a disco music , o reggae eram a musicas das massas. e também o rhcp tem seu foco no contrabaixo pois no seus primeiros cds a banda não podia ser classificada como rock, mas como funk e este já traz a maioria das levadas voltadas para o contrabaixo.(para comprovação basta ouvir freaky styley}.Mas quanto a inovação, ela se tornará muito árdua.

    ResponderExcluir
  2. Manoel,na questão do grunge acho que você não entendeu direito o que eu quis dizer, eu disse que somente após a morte de Kurt Cobain nenhuma outra banda grunge fez sucesso, mas que bandas que vieram antes do Nirvana ou no período de atividade do Nirvana, essas sim fizeram sucesso e ainda fazem, sim o Pearl Jam é um exemplo, Alice in Chains também. Mas procure por uma banda chamada Pagoda, procure no youtube, é uma excelente banda grunge, mas não fez sucesso, e dificilmente fará.

    Quanto ao pop eu estava me referindo a Michael Jackson e Madonna que foram dois artistas que revolucionaram e fizeram um enorme sucesso e ainda fazem (mesmo que Michael já tenha morrido), porém não os citeis pois não tenho muito conhecimento do trabalho deles, então para evitar de dizer coisas erradas sobre eles, eu não os citei.

    Você está certo quando ao disco music, eu já tinha me esquecido do impacto que ele causou, até porque faz tempo que eu não leio comentários sobre. Mas quanto ao reggae eu nunca tinha ouvido falar de seu sucesso, pode ser que tenha ocorrido fora do Brasil e por isso eu não sabia, até porque pra mim ele só fez sucesso no Brasil a partir de 2003-2004, onde as pessoas voltaram a ouvir Bob Marley, e tambem alguns artitas brasileiros já famosos como Armandinho, Mascavo....

    ResponderExcluir