quinta-feira, 2 de junho de 2011

Generalização

Antes de começar a falar do assunto, este post demorou pra sair devido a alguns problemas particulares, e provavelmente eles irão se repetir, então haverá algumas semanas durante esse ano em que vocês não verão nenhuma postagem minha, somente do Rafael.

Mas agora vamos começar com o assunto:

Uma das coisas que eu mais vejo no dia-a-dia é a generalização de algo, alguns exemplos são bem conhecidos como:

- Achar que toda banda de metal é satânica (isso acontece também com as góticas)
- Todo político é corrupto (mesmo a maioria sendo)
- Todo adolescente vai em festas e bebe e fuma
- Qualquer pessoa que usa preto ou gosta de caveira é emo (essa é a mais comum)

Hoje já está se tornando impossível achar alguém que não generalize ou que não tenha preconceito, é claro que deve existir alguém mas eu não conheço, ou vai dizer que você nunca olhou um mano e pensou que ele tivesse uma faca em um bolso e maconha no outro (até eu já pensei isso).

O problema é que quando você ver alguém fazendo algo de errado você meio que automaticamente pensa que todos que são parecidos com essa pessoa irão fazer as mesmas coisas que ela.

Dois dos grandes motivos que te fazem pensar assim são:

Mídia: a mídia é sem duvida a maior responsável pela generalização, ou você nunca viu um programa onde o metaleiro estava embriagado ou falando algo relacionado à Satanás?, ou então quando eles mostram uma torcida organizada brigando em um estádio (eu odeio futebol mas sei que nem todas as torcidas organizadas fazem isso)...

Amigos (sociedade): quem nunca esteve em um grupo de amigos quando passa alguem vestido de preto, e logo alguém fala:
- Olha que emo!
Isso já aconteceu comigo, isto porque todas as minhas roupas são pretas, porém isso nunca aconteceu quando eu estou com amigos que tem o mesmo gosto que o meu. Mas ai entramos em um novo assunto o preconceito!

Mesmo que a generalização e o preconceito sejam duas coisas diferentes elas são muito parecidas, pois uma leva a outra, ou seja elas estão ligadas.

Eu não vou entrar em preconceito agora, pois o post iria ficar muito comprido e cansativo, então vou logo passar para o objetivo desse post:

Conclusões: todos (com algumas exceções) já generalizaram algo ou ainda generalizam, mas tente se segurar e não demonstrar que você está generalizando, ou seja não fale nada, guarde seus comentários para você, pois pode ser que essa pessoa que você acha que odeia pode ser a mesma que você ira amar amanhã, então não julgue as pessoas pela sua vestimenta ou o que ela falou na hora, procure conhecer ela de verdade, conversar com ela, para ai sim tirar uma conclusão dela.

Então é isso pessoal, vou ficando por aqui, agora eu vou ter alguns dias para postar, mas não sei até quando, então pode ser que eu suma de novo em breve, um abraço de longe e chega de preconceito!

3 comentários:

  1. Ótimo poste,realmente é isso que acontece,a generalização de tudo.Parabéns bjs :*

    ResponderExcluir
  2. Lembra do post sobre Emo? huahauhau foi um post bem parecido(um dia eu vou reescreve-lo)

    Pessoal, desculpa a falta de posts, eu ando meio sem tempo, mas prometo que vou tirar um dia só para postar, dae eu tiro esse atraso. Abraço a todos

    ResponderExcluir
  3. ahauhsuahsuash pior que ficou um pouco parecido mesmo uashauhsau

    ResponderExcluir