sábado, 4 de junho de 2011

O pop ataca outra vez




















Com certeza você já ouviu uma música de uma banda e pensou: 'Woow que música legal". Mas tempos depois a mesma banda lança mais um single que você ouve e fala: "Que #%@* pop é essa?"

Pois é, eu também me pergunto por quê bandas mudam de estilo e acabam fazendo um som mais comercial. Será que é por causa do dinheiro? Será que eles "amadureceram"? Será que a gravadora influenciou?
Talvez sim, muitas bandas tem o sonho de sair do underground e fazer sucesso, e também porque todos têm contas a pagar. =D

Amadurecer parece um tanto quanto forçado, na minha visão isso não existe, sei que a tendência de toda banda é sempre evoluir(o que não acontece ás vezes), mas eles não amadurecem por que o tempo passou ou porque acreditam que fazendo isso ainda serão a mesma banda só que um pouco melhor, mudaram de estilo porque se venderam, vou citar um exemplo: Green Day. Foi uma banda que começou sua carreira no underground, falava coisas que muitas das bandas da época falavam, principalmente temas adolescentes como escola, irresponsabilidades, masturbação e etc, até que um dia eles resolveram fazer um som com mais jeito para tocar nas rádios e dessa vez com letras "politizadas" (porque sinceramente eles não entendem nada, passaram uma mensagem meio anti-patriótica e acharam que estavam mudando a cabeça de alguem em relação ao governo), mas enfim, fizeram Sucesso, venderam milhões, foram premiados e ficaram na mídia por muito mais tempo. Mas eles não amadureceram musicalmente, as músicas apenas mudaram de formato, os acordes rápidos que eles tocavam nos anos 90 tocavam muito mais os corações dos jovens do que as notas escritas pensando no que o locutor da rádio diz enquanto elas soam ao fundo.

A gravadora pode sim influenciar uma banda, tanto como produtores e outros, um exemplo disso no Brasil seria o NX Zero. Eles não faziam sucesso nenhum antes, até fecharem contrato com uma boa gravadora, lançarem um álbum produzido pelo Rick Bonadio, que foi o cara que lançou
a grande maioria das bandas de pop rock nacionais que vemos hoje (e pensar que esse motherfucker produziu o álbum dos Mamonas Assassinas, é de se revoltar). Ou seja, foram influenciados.

Eu poderia citar aqui MUITAS bandas, mas não há necessidade, citei algumas só de exemplo.

E é isso, até o próximo post, abraço e obrigado por ler.

E não esqueça de comentar ;)

Nenhum comentário:

Postar um comentário