Olá pessoas. Depois de muito tempo voltei o/
E hoje quero falar sobre a coisa que mais me deixa frustado, a inovação dentro da musica.
Após ler essa entrevista:
http://www1.folha.uol.com.br/ilustrada/962220-leia-a-integra-da-entrevista-com-simon-reynolds.shtml
E ter uma discussão sobre o assunto com um amigo, fiquei me perguntando:
-Será que ainda é possível criar um novo gênero musical?
Essa é uma pergunta realmente difícil de responder, é quase tão difícil quanto imaginar uma nova cor, nosso cérebro está acostumado a associar coisas já existentes para tentar criar novas coisas, mas esse acaba sendo um grande problema, como vamos criar algo diferente se sempre usamos outros estilos como base?
É claro, não posso dizer que não existe pessoas fazendo coisas novas, mas nada realmente revolucionário, acho quase impossível que apareçam bandas tão inovadoras quanto os Beatles ou Pink Floyd, parece que nós chegamos a um esgotamento de recursos, principalmente se você quer utilizar instrumentos comuns para criar musicas, por exemplo, você pode utilizar a tecnologia para tentar chegar a novos timbres, utilizando um sintetizador em uma guitarra, mas quando seu som será inovador se um sintetizador se baseia em instrumentos e efeitos já existentes?
Você pode até querer misturar gêneros, como ocorreu com o country core, rap core e todos os outros "cores" da vida, mas ainda assim você ira estar usando coisas já existentes e não nada novo.
E o efeito disso é a reciclagem de gêneros do passado como é citado na entrevista, as pessoas tentam inovar buscando no passado, mas isso só resulta em estilos clássicos remodelados e aperfeiçoados, mas nada novo...
Mas se acalmem, eu não sou tão pessimista assim, eu acho que se tentarmos criar instrumentos novos e mistura-los com outros já existentes, talvez seja possível chegar a uma real inovação, mas como criar um sem se basear nos já existentes? é outra boa pergunta sem resposta...
Infelizmente já vi tantas pessoas tentando criar algo novo, até conseguindo mas não algo revolucionário, um exemplo que eu vi ao vivo, é o guitarrista Marcinho eiras, ele utiliza 3 guitarras todas ligadas a sintetizadores, ele até consegue tocar de uma forma fora do comum, mas o som produzido por ele continua sendo um som já ouvido em outros lugares, e claro, sem contar que ele não é o primeiro a tocar com mais de uma guitarra ao mesmo tempo...
Enfim acho que estou deixando esse post muito "pé no chão", e é por isso que agora eu realmente peço para que vocês comentem, será que ainda é possível inovar?
As coisas atualmente fluem muito rápido. Por exemplo, um gato cantando poderia ser revolucionário, desde que não existissem outros 200 mil no youtube. O problema é que nós acabamos acumulando muita informação, está tudo na internet.
ResponderExcluirIsso causa um esgotamento, parece que tudo já foi feito. Ou seja, nós temos vontade de inovar, porém parece que chegamos no limite. Não há nada mais para ser criado.