quinta-feira, 17 de abril de 2014

Os problemas do teste de direção


 No começo deste mês eu consegui finalmente passar no teste do Detran e recebi a tão desejada carteira de habilitação em casa.

 Após 2 tentativas, somente na terceira eu consegui passar, felizmente sem nenhum erro desta vez. Na primeira vez bati no protótipo, já na segunda foi o meio fio o qual atingi quando voltava para a linha vermelha após a conclusão da baliza. 

 Esse não é um post dando dicas para passar no teste, mas sim uma análise não somente do teste, mas da forma como você aprende a dirigir nas autoescolas. O que todos geralmente percebem após tirarem a carteira é que grande parte do que você aprende na autoescola é somente para passar no teste.

 Vamos começar com as aulas práticas, vou pular a parte teórica na minha análise pois vejo ela como necessária para ter um conhecimento básico, mesmo que algumas coisas pareçam absurdamente ridículas de se "aprender" por parecerem obvias, para outros pode parecer interessante e de alguma forma útil, então essa parte eu prefiro pular... 

 Os 3 principais pontos em que eu vejo que devem ser reparados neste sistema são:

-Baliza
-Uso obrigatório de segunda marcha em lombada
-Ponto morto

1-Baliza: este é com certeza o pior de todos, vi muitas pessoas reprovarem no teste por simplesmente não pararem com os dois pneus em cima da faixa amarela, quando você consegue a prática dos pontos para a baliza isso torna-se fácil, mas é realmente necessário? Na correria do dia-a-dia poucos gastam algum tempo manobrando o carro para deixar a "baliza perfeita", mas por este motivo os carros estacionados atrapalham o tráfego? Mesmo que você deixe 30cm afastado do meio fio, isso não se tornará algo prejudicial ao transito, na minha opinião o teste deveria ser mais baseado na realidade, você conseguiu colocar o carro entre os protótipos e ele não ta atrapalhando a via? Pronto ta estacionado, simples assim.

2-Uso obrigatório de segunda marcha em lombada: este é outro item inútil, dificilmente o carro vai morrer em você passar na lombada em 3ª marcha, então por que reduzir? Claro, tem algumas lombadas (montanhas) em que você precisa mesmo fazer isso, mas não são tão comuns assim para isso se tornar uma regra, as vezes você esquece de reduzir e passa na 3ª mesmo e nada de mais acontece, então pra que isso?

3-Ponto morto: o nome é exatamente o que o Detran pensa, o ponto proibido, por que em uma fila no sinaleiro você não pode colocar em ponto morto e descansar o pé da embreagem segurando o carro só pelo freio? O motor vai estourar se você fizer isso? Não, então por que proibir? Isso deveria ser uma opção do condutor.

 Enfim existe tanta coisa fantasiosa nesse meio que você praticamente tem que reaprender a dirigir quando consegue a carteira, esses são os motivos de pessoas que já dirigem a anos reprovarem neste teste. Isso sem contar os examinadores que marcam quem reclama da sua avaliação, a demora em conseguir marcar o teste e a cara feia que você simplesmente tem que ignorar dos examinadores quando sai um centímetro do trajeto estipulado na cabeça deles...

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